Será que o mesmo grupamento muscular pode ser treinado várias vezes na mesma semana?
O estudo teve como objetivo investigar os efeitos do treinamento de força comparando 1 sessão semanal versus 5 sessões semanais para o mesmo grupamento muscular.
- G1 – 1 sessão semanal
- G2 – 5 sessões semanais
A amostra foi composta por 18 homens treinados em força e divididos de maneira randomizada e então distribuídos em um dos dois grupos experimentais:
- Uma sessão semanal para cada grupamento muscular (grupo 1xsem, n = 9);
- Cinco sessões semanais para cada grupamento muscular (grupo 5xsem, n = 9),
O número de séries semanais por grupamento muscular foi equalizado entre as condições (total = 15 séries semanais).
A intervenção teve duração de 8 semanas. Foram realizados pré e pós-intervenção as seguintes avaliações:
- Teste de uma repetição máxima (1RM) nos exercícios supino reto,
- Remada fechada e meio-agachamento,
- Análise da espessura muscular dos músculos bíceps braquial, tríceps braquial e vasto lateral por meio de ultrassonografia.
Após o período de intervenção ambos os grupos apresentaram aumento significante nos testes de 1RM no supino reto, remada fechada e meio-agachamento.
Com relação à espessura muscular, ambos os grupos apresentaram aumento significante, no entanto o G2 apresentou um aumento significativamente maior na espessura do bíceps braquial e vasto lateral em relação ao G1.
Limitações do estudo
- A) A duração da intervenção pode ser considerada uma limitação, é possível especular que os resultados entre grupos poderiam divergir após períodos de treinamento mais longos. Em contrapartida, 8 semanas foram suficientes para induzir incremento significante na força e hipertrofia muscular em ambos os grupos, com maior magnitude da hipertrofia favorecendo o grupo que treinou com maior frequência semanal.
- B) Os achados se limitam a sujeitos jovens treinados em força.
Aplicações práticas
Este estudo fornece evidências de que frequências com mais de 1 sessão por grupamento muscular por semana são benéficas para aumentar a hipertrofia muscular.
É concebível que, para sujeitos que têm como objetivo, maximizar os ganhos na força muscular e hipertrofia, a aplicação dessa estratégia de treino possa ser benéfica em determinados momentos do ciclo de uma periodização.
Conclusão
Os ganhos na força muscular foram semelhantes, independentemente das condições estudadas, porém o treinamento diluído (5xsem) conferiu um ganho na hipertrofia potencialmente superior.
O artigo foi publicado em 2018 no Journal Strength and Conditioning Research (FI: 1.97).
Achou interessante?
Nós tratamos especificamente desde assunto no capítulo 1 do meu livro de treinamento personalizado, veja lá na parte de treino de força.
3 comentários
Adalberto Medeiros · 25/10/2018 às 03:01
Prezados, bom dia!
Gostaria de parabenizá-los pelo excelente site e comprometimento na missão do site, precisamos disso, elevar nossa função e atuação profissional.
Gostaria de sugerir que ao citarem o artigo em tela, por gentileza que possam citar o nome completo do artigo ou o link para futuras buscas do mesmo.
Cordialmente e respeitosamente,
Professor Adalberto Medeiros.
Prof. Dr. Charles Lopes · 25/10/2018 às 11:23
Olá Amigo Adalberto,
Obrigado pelo seu comentário, esse feedback é muito importante para melhorarmos a qualidade do nosso site.
Vamos passar a citar sim o artigo e também o link (quando possível) para acesso.
Nesse caso específico, segue o link para o artigo completo da Revista JSCR: https://www.researchgate.net/publication/326055694_High_Resistance-Training_Frequency_Enhances_Muscle_Thickness_in_Resistance-Trained_Men
Adalberto Medeiros · 21/11/2018 às 00:48
Perfeito Professor, muito obrigado pelo retorno. Artigo devidamente baixado, farei a leitura na íntegra. No mais, agradeço pela oportunidade e disponibilidade de tantos conteúdos técnico científicos por aqui. Ah comprei o livro de treinamento personalizado também, aguardando ansiosamente e capricha na dedicatória, rs! Respeitosamente.