Treinamento de Força para Corrida de Rua (e-book grátis)
Será que o treinamento de força para corrida de rua é realmente necessário?
Olá pessoal, aqui é o Prof. Charles Lopes!
Provas de endurance, como corridas de rua, tornaram-se comuns em várias partes do mundo, e a cada dia cresce o interesse por essas práticas.
Inerente a esse crescimento, é natural que as pessoas interessadas nessa modalidade busquem aperfeiçoar o planejamento do treinamento com o propósito de melhorar o rendimento.
Apesar disso, de maneira equivocada, muitos atletas/técnicos amadores e/ou profissionais acreditam que somente a prática da corrida pode proporcionar um melhor desempenho em provas de endurance.
É indubitável que a utilização da própria corrida como meio de treinamento é apropriada para a melhora no rendimento em corrida de rua, uma vez que essa ação atende ao princípio da especificidade do treinamento desportivo.
No entanto, vários fatores são determinantes para o sucesso em provas de endurance, dentre esses, os três fatores fisiológicos principais são:
- Consumo máximo de oxigênio (VO2max);
- Limiar anaeróbio (LAn)
- Economia de movimento (EM).
Tanto o VO2max, quanto o LAn são treinados/estimulados com meios e métodos tradicionais/comuns (corridas contínuas e intervaladas) de treinamento de endurance.
Além disso, essas duas variáveis parecem ser pouco sensíveis aos efeitos de outros meios/métodos de treinamento como, por exemplo, o treinamento de força, em especial em indivíduos bem treinados.
Neste artigo explico a importância do treinamento de força para corrida de rua e as variáveis que devem ser manipuladas na planilha de treinamento.
Logo abaixo você vai ter acesso à um link para baixar um e-book que eu acabei de fazer e que vai te ajudar no desenvolvimento da organização dos seus treinamentos.
Ainda dentro do e-book, deixamos um presente pra você, são 3 planilhas que eu mesmo desenvolvi, é só imprimir e usar.
Além disso, não deixe de assistir a videoaula explicando em detalhes como trabalhar as diferentes manifestações de força, de modo que você consiga cobrir todas as variáveis necessárias para o seu trabalho.
Fechado? Bora lá então!
Há! Se liga que no final do e-book tem as planilhas de exemplo que eu montei como bônus para você, é só imprimir e usar!
Quer saber Como trabalhar o treinamento de força em Corredores de Elite?
BAIXE O E-BOOK AGORA!
Um grande abraço do Prof. Charles Lopes.
0 comentário