Obesos Mórbidos X Atividade Física
Obesos mórbidos devem evitar atividades físicas porque é muito perigoso?
Obesos Mórbidos X Atividade Física
Obesos Mórbidos e Atividade Física não combinam? Apesar dos obesos mórbidos (IMC acima de 40 kg/m2) serem indivíduos que podem apresentar sérias limitações durante os exercícios físicos, eles devem sim participar de programas de atividades físicas.
Claro que alguns cuidados especiais devem ser tomados após o estudo de cada caso.
Normalmente esses indivíduos têm algumas complicações associadas à obesidade, como, por exemplo, diabetes e pressão arterial alta.
Nesses casos, o treinador físico deverá considerar os potenciais problemas e focar também nos maiores benefícios que os exercícios podem promover para cada uma dessas complicações.
Além disso, algumas adaptações poderão ocorrer em virtude do tamanho corporal e o ajuste que isso possa requerer.
Em relação aos perigos potenciais da obesidade mórbida, eles não são muito diferentes das outras pessoas que fazem atividades físicas.
Portanto, a realização de um eletrocardiograma de esforço acompanhado por um médico cardiologista é fundamental para a liberação para a prática de esforços físicos.
Adicionalmente, o educador físico deverá aplicar exercícios aeróbios de baixa intensidade, devido ao fato de o nível de aptidão física ser normalmente baixo nesses indivíduos, e evitar atividades de impacto como corridas porque com o excesso de peso corporal o impacto da corrida seria exagerado e potencialmente lesivo.
Os exercícios de força (musculação) também são indicados para estimular pelo menos a manutenção da massa muscular (ou perder pouca massa muscular, na pior das hipóteses).
Evidentemente, alguns dos exercícios de musculação tradicionais podem não ser realizados devido às grandes dimensões corporais desses pacientes e o fato de não se sentirem confortáveis nos equipamentos “tradicionais de musculação”. Nesse caso, ou aplicamos exercícios adaptados com a criatividade e outros recursos (pesos livres em pé, por exemplo), ou procuramos locais (academias, clínicas) que tenham a disposição equipamentos apropriados para obesos dessa magnitude.
Essa prática de exercícios de força (musculação) é muito útil porque, logicamente, essas pessoas deverão realizar dietas para proporcionar o emagrecimento mais saudável e significativo.
Nos casos de dieta hipocalórica severa (poucas quilocalorias ingeridas) é muito comum o obeso perder muita massa muscular e reduzir negativamente seu metabolismo basal.
Nesse sentido, a realização de exercício de força (musculação ou similares) é extremamente vital para evitar essa diminuição do metabolismo e a consequente dificuldade de se manter os quilos perdidos em longo prazo.
Você realiza trabalho com obesos?
Acredito que esses artigos podem ser úteis para você:
- A musculação é perigosa para quem é obeso e tem pressão alta?
- Os obesos diabéticos podem se exercitar para controlar a doença?
- Ordem do treino aeróbio e musculação para obesos.
Referência: (1) Mota, G.R., Lopes C.R. Atividade física e emagrecimento: Santa Barbara Do Oeste: Mundo, 1ª Edição, 2015.
0 comentário