O que é hipertrofia e hiperplasia de células de gordura?

Publicado por Prof. Dr. Charles Lopes em

Saber o que é hipertrofia e hiperplasia de células de gordura é bem importante para quem trabalha com emagrecimento.

 

Porém, mais importante do que a definição de hipertrofia e hiperplasia de células de gordura é o fato de que os indivíduos obesos apresentam maior número de células de gordura do que pessoas de semelhante idade, porém não obesas.

 

Hipertrofia é o aumento do tamanho da célula adiposa.

Hiperplasia é o aumento do número.

 

Se você tem interesse sobre esses temas, dê também uma olhada nesses outros artigos que podem lhe ajudar a tirar algumas dúvidas bem comuns nos praticantes de atividades físicas:

 

Veja os 9 mitos que as pessoas acreditam que ajudam no emagrecimento.

Como fazer uma Planilha de Treinamento para Hipertrofia (e-book grátis).

Treinamento Concorrente: 3 pontos-chave para evitar a interferência

 

 

Voltando ao nosso assunto, um obeso mórbido tem 75 bilhões de células de gordura (cada célula com tamanho de 0,9 μg) e uma pessoa não obesa “normal” tem “apenas” ~ 25 bilhões de células gordurosas (tamanho médio de 0,6 μg).

 

hipertrofia e hiperplasia de células de gordura

 

Fica evidente que a “grande diferença” entre obeso e não obeso está no número e não no tamanho das células. Além disso, se esse homem obeso emagrecer, o número das células continuaria o mesmo, ou seja, 75 bilhões. Logo, essa situação leva ao raciocínio de que a hiperplasia (aumento no número de células) está associada, portanto, a obesidade mórbida.

 

Dessa forma, medidas para evitar a hiperplasia ao longo da vida seriam importantes para evitar a obesidade, uma vez que o número de células adiposas parece não ser reduzido quando emagrecemos.

 

Nesse sentido, parece que o último trimestre da gravidez, os primeiros 3 anos de vida e o período de “estirão” da adolescência (± 10 a 12 anos nas meninas e 13 a 14 anos nos meninos) são fases em que pode ocorrer a hiperplasia.

 

Portanto, a atividade física deve ser incentivada, especialmente, na mulher grávida e durante a adolescência para evitar uma provável hiperplasia de adipócitos. Apesar disso, é necessário ressaltar que esses estudos são relativamente antigos e mais estudos nessa área são necessários para elucidar melhor essas questões.

 

Quer se aprofundar mais nesse no tema de emagrecimento?

Outras várias perguntas e respostas sobre esse assunto estão no nosso livro de atividade física e emagrecimento, dê uma conferida aqui!
Atividade física e emagrecimento

Atividade física e emagrecimento

É isso ai pessoa, fique de olho aqui no nosso site e também no nosso canal do youtube.
Em breve teremos novas séries…

 

 

Referências: (1) McArdle WD, Katch FI, Katch LK. Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano. 7a edição ed. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.: Grupo

Gen, Guanabara Koogan; 2011.

 (2) Mota, G.R., Lopes C.R. Atividade física e emagrecimento: Santa Barbara Do Oeste: Mundo, 1ª  Edição, 2015.

 

Categorias: Emagrecimento

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *