MÚSCULO VIRA GORDURA?
Seria possível o músculo virar gordura se a pessoa for “musculosa” e parar de treinar?
A crença de que o músculo vira gordura talvez exista porque algumas pessoas que eram extremamente “grandes” (hipertrofiadas) em termos musculares (musculosas) depois de anos de treinamento param por algum motivo e engordam excessivamente, mas não podemo dizer que o músculo vira gordura.
A comparação de duas imagens, uma da época do treinamento com outra depois do mesmo, causa espanto nas pessoas que conheceram o indivíduo.
Casos como esse geram crença de possível “relação de causa e efeito” entre musculatura grande e obesidade no futuro.
A verdade é que o gasto energético do indivíduo treinado e com grande massa muscular é muito alto na época ativa e esses valores caem bastante quando o indivíduo deixa de treinar regularmente.
Nesses casos, normalmente o gasto diminui, mas a ingestão alimentar permanece a mesma, até pelo hábito adquirido. Assim temos um desequilíbrio energético ou o conhecido “equilíbrio energético positivo”.
Em outras palavras, a pessoa passa a gastar muito menos energia e ingerir a mesma quantidade de antigamente.
Os efeitos da não participação no treinamento físico são basicamente:
- (A) redução do gasto energético pela própria atividade física que ele deixou de praticar
- (B) diminuição do gasto energético em repouso (metabolismo basal) por perda de massa muscular significativa.
Vale lembrar que a massa muscular é um tecido metabolicamente muito ativo e que gasta relativamente grandes quantidades de energia.
A solução seria reduzir a ingestão energética (calórica) para o novo nível de exigência atual: ou seja, de uma pessoa não treinada ou sedentária.
Quer se aprofundar mais no tema de emagrecimento?
Outras várias perguntas e respostas sobre esse assunto estão no nosso livro de atividade física e emagrecimento, dê uma conferida aqui!
É isso ai pessoal, fiquem de olho aqui no nosso site e também no nosso canal do youtube.
Em breve teremos novas séries…
Referência: (1) Mota, G.R., Lopes C.R. Atividade física e emagrecimento: Santa Barbara Do Oeste: Mundo, 1ª Edição, 2015.
0 comentário