Quais as diferenças entre gordura marrom e gordura branca?
Você sabe quais as diferenças entre gordura marrom e gordura branca?
Para entender quais as diferenças entre gordura marrom e gordura branca precisamos saber que o tecido adiposo é considerado como órgão endócrino, libera substâncias que atuam em outros tecidos/células. Pois bem, aqui está o ponto para entender qual a diferença entre gordura marrom e gordura branca.
Há basicamente dois tipos de células de gordura (conhecidas como adipócitos ou células adiposas) em nosso organismo.
A branca é responsável por armazenar a gordura (e seu excesso é “ruim”). Ou seja, o adipócito branco estoca triglicerídeos que serão usados para a produção de energia (quando necessário).
Eles estão espalhados pelo nosso corpo todo, por exemplo: na região subcutânea (“embaixo da pele”), dentro de órgãos da cavidade abdominal etc.
Por sua vez, a gordura marrom parece ter a função de “gastar energia” para gerar calor.
Esse efeito de termogênese (geração de calor) ocorre via propriedades bioquímicas únicas das mitocôndrias desse tipo de célula por meio de uma proteína conhecida como “UCP1”.
A branca é a célula adiposa que armazena gordura no corpo, já a marrom gasta energia!
A geração de calor é necessária para equilibrar várias funções do organismo.
Sendo assim, seria correto pensar que seria muito bom ter mais gordura marrom do que branca para emagrecer?
Sim! Ocorre, porém, que a quantidade de gordura marrom no humano adulto ainda está em processo de estudo.
Antigamente os cientistas acreditavam que a marrom só existia em pequenas quantidades nos humanos, especialmente nos recém-nascidos, principalmente na região do peito/tronco e nas costas (entre as escápulas).
Mais recentemente, com o avanço em algumas ferramentas de mensuração celular, alguns estudos mostraram que o tecido marrom gorduroso está presente em adultos humanos em lugares discretos especialmente na parte superior do tronco (próximo do pescoço e acima das clavículas).
Viu como saber quais as diferenças entre gordura marrom e gordura branca é importante para o ser humano?
Assim, a busca pelo melhor entendimento de como funciona a gordura marrom e se há, por exemplo, alguma forma de transformar a gordura branca em marrom continua intensamente no meio científico.
Isto porque pesquisas apontam para uma relação inversamente proporcional entre atividade da gordura marrom e obesidade, diabetes tipo II e idade.
Em outras palavras, quanto maior a atividade da gordura marrom, menor a presença ou os problemas com obesidade e diabetes tipo II.
Além disso, a redução da massa corporal após cirurgia bariátrica está associada com a atividade elevada da gordura marrom em pacientes obesos.
Pensando em avaliar os fatores que poderia contribuir para uma possível “transformação da gordura branca em marrom”, pesquisadores americanos provaram que o ambiente com estímulos para maior realização de atividade física promoveu esse efeito em ratos! Ou seja, embora ainda sem conclusões claras, parece que até para isso a atividade física é boa.
Quer ficar por dentro de outras perguntas e respostas como essa?
Veja no meu livro a série completa de 70 perguntas e respostas sobre emagrecimento
Referências: (1)Giralt M, Villarroya F. White, brown, beige/brite: different adipose cells for different functions? Endocrinology. 2013 Sep;154(9):2992-3000.
(2) Lee P, Swarbrick MM, Ho KK. Brown adipose tissue in adult humans: a metabolic
renaissance. Endocrine reviews. 2013 Jun;34(3):413-38.
(3) Cao L, Choi EY, Liu X, Martin A, Wang C, Xu X, et al. White to brown fat
phenotypic switch induced by genetic and environmental activation of a hypothalamic-
adipocyte axis. Cell metabolism. 2011 Sep 7;14(3):324-38.
(4) Mota, G.R., Lopes C.R. Atividade física e emagrecimento: Santa Barbara Do Oeste: Mundo, 1ª Edição, 2015.
0 comentário