Exercício em JEJUM emagrece mais que o normal?

Publicado por Prof. Dr. Charles Lopes em

Treino em jejum queima mais gordura e emagrece mais que o normal?

 

exercicio em jejum

Quando falamos no de treino em jejum, logo percebemos que é um assunto muito comentado entre os atletas que buscam a hipertrofia através de um treinamento personalizado, pois estão também interessados no emagrecimento, buscando a perda de gordura corporal.

 

Se você tem interesse sobre esses temas, dê também uma olhada nesses outros artigos que podem lhe ajudar a tirar algumas dúvidas bem comuns nos praticantes de atividades físicas:

 

Veja os 9 mitos que as pessoas acreditam que ajudam no emagrecimento.

Como fazer uma Planilha de Treinamento para Hipertrofia (e-book grátis).

Treinamento Concorrente: 3 pontos-chave para evitar a interferência

 

De volta ao nosso assunto do treino em jejum, primeiramente é preciso saber que essa crença de que o treino em jejum emagrece mais que normal existe, basicamente, porque em jejum temos menos glicose circulando e, assim, maior será a dependência das gorduras para fornecer energia para os músculos ativos.

 

A situação não é bem assim, vamos aos fatos!

O emagrecimento é produto de equilíbrio energético negativo (gastar mais energia do que se consome nas 24 horas), independente do tipo de substrato que está sendo metabolizado.

Ou seja, mesmo que a utilização de gorduras seja relativamente maior (em valores percentuais) na situação de jejum, o gasto energético total nas 24 horas parece não ser.

 

Embasamento científico

Estudo recente mostrou que as mudanças nas massas gorda e magra (composição corporal) associadas com o treinamento aeróbio de quatro semanas não diferiram entre os dois grupos testados com dieta hipocalórica, independentemente dos indivíduos se exercitarem em jejum ou não.

 

Esses achados estão em linha com outros dois estudos realizados:

 

1 – O primeiro com treinamento intervalado de alta intensidade em mulheres obesas que também concluiu que não há diferenças entre treinar em jejum e treinar “alimentado”;

 

2 – O segundo o treino aeróbio (3 vezes por semana) de baixa intensidade (70% da FCmax) não gerou efeitos diferentes sobre a composição corporal entre os grupos “alimentado” e em jejum.

 

Treino em jejum e o cuidado com a hipoglicemia

Além desses estudos mostrando que não há vantagens em treinar em jejum, em alguns casos, fazer exercícios em jejum pode provocar séria hipoglicemia (baixa quantidade de glicose no sangue) devido ao aumento na velocidade de remoção da glicose do sangue em exercícios aeróbios de baixa a moderada intensidade.

 

Uma hipoglicemia torna-se perigosa porque poderá levar a queda efetiva do rendimento físico e até gerar desmaio, levando a problemas mais graves.

 

Ademais, se exercitar em jejum pode comprometer a intensidade do treino e, consequentemente, a qualidade do mesmo.

 

Temos que lembrar sempre que o processo de emagrecimento ocorre em longo prazo e não da noite para o dia.

 

Referências: Schoenfeld BJ, Aragon AA, Wilborn CD, Krieger JW, Sonmez GT. Body composition changes associated with fasted vaerobic exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2014;11(1):54.

 

É isso ai galera, precisamos tomar cuidado com a prescrição dos treinos que fazemos com nossos alunos, sempre atentos à integridade física e aos métodos utilizados.

No meu treinamento online eu explico na prática (aulas em academia) sobre os 13 métodos mais eficazes no ganho de massa muscular.

 

curso hipertrofia prof charles lopes

Saber desenvolver um treinamento adequado e eficiente é uma das atividades mais importantes do Personal Trainer.

Os melhores Personal Trainers da área são capazes de desenvolver a habilidade de mapear os objetivos do aluno e elaborar treinamentos de alto nível que geram resultados extremamente eficazes.

 

Aprenda você também a trabalhar com métodos como SST, Bi-Set, Rest Pause, e mais outros 10 métodos que vão fazer a diferença no seu conhecimento prático.

 

curso hipertrofia prof charles lopes

 

Acesse o link e veja também o que outros profissionais estão dizendo sobre o nosso curso.

 

Galera, um grande abraço do Prof. Dr. Charles Lopes.

Categorias: Emagrecimento

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *