Prof. Charles Lopes

Emagrecer X Perder Peso

Qual a relação entre Emagrecer X Perder Peso

 

Muitos profissionais não entendem corretamente a relação entre Emagrecer X Perder Peso, por isso, vamos tratar aqui se é possível emagrecer e mesmo assim aumentar o peso corporal na balança.

 

Emagrecer X perder peso

 

MASSA CORPORAL

A massa (peso) corporal total que é mensurado “na balança” não expressa necessariamente se uma pessoa está gorda ou magra. O que vai determinar se alguém está com a quantidade de gordura excessiva ou não é a quantidade de tecido adiposo (gordura) em relação ao seu peso corporal total. Isso é determinado por algum método de composição corporal.

 

Antigamente, quando não existia o conceito de composição corporal, as pessoas eram classificadas como obesas ou magras simplesmente utilizando-se tabelas de peso e altura para isso.

 

Felizmente, após vários estudos científicos, ficou comprovado que a massa corporal total, que é medida numa balança, tem vários compartimentos diferentes.

 

Basicamente, podemos compor o corpo em 2 componentes grandes: o peso gordo e o peso magro.

 

 

PESO GORDO

O peso gordo é subdividido em gordura essencial (recebe esse nome porque é essencial para alguns órgãos) e gordura de reserva que fica estocada dentro das células adiposas como triglicerídeos abaixo da pele, nas vísceras e entre as mesmas.

 

 

PESO MAGRO

Por outro lado, o peso magro “é tudo menos a gordura”, ou seja, músculos, ossos, vísceras e fluidos.

 

Há vários métodos para medir a composição corporal e saber se o indivíduo está ou não com a quantidade ideal de gordura corporal.

 

Assim, usando um método que seja de composição corporal, realmente a avaliação é mais precisa.

 

Por exemplo, se João pesa 100 kg, mas tem 90 kg de massa magra ele tem 10% de gordura e é considerado magro pelos cientistas.

 

Agora se o mesmo João pesar 90 kg, mas tiver 70 kg de massa magra ele teria 22,2% de gordura e seria considerado como obeso em “nível leve”.

 

Ou seja, pelo exemplo, ele é mais magro pesando mais (100 kg e 10% de gordura) do que quando pesava menos (90 kg e 22,2% de gordura).

 

 

Isso pode ser um paradoxo para algumas pessoas, mas é a mais pura realidade. Portanto, quando o peso corporal aumentar, calma, procure saber se essa elevação se deve a gordura mesmo ou se é peso magro.

 

É claro, entretanto, que a possibilidade de ser peso magro só irá ocorrer quando a pessoa estiver engajada em um programa regular de atividades físicas, principalmente as atividades de força que são as que normalmente incrementam a massa muscular cronicamente.

 

Não se confuda mais, maior massa muscular e menor massa gorda podem gerar aumento de peso de um indivíduo que é magro.

 

Gostou do artigo?

Então você vai gostar ainda mais da minha série de vídeos especialmente sobre o tema emagracimento.

Aqui eu respondo várias perguntas bem interessantes sobre o tema.

Está no youtube e você pode acessar agora por aqui mesmo!

 

 

Referências: (1) Mota, G.R., Lopes C.R. Atividade física e emagrecimento: Santa Barbara Do Oeste: Mundo, 1ª  Edição, 2015.

Sair da versão mobile