Prof. Charles Lopes

Ordem do treino aeróbio e musculação para obesos (estudo científico)

Ordem do treino aeróbio e musculação para obesos.

 

Ordem do treino aeróbio e musculação para obesos

 

Será que existe diferença na Ordem do treino aeróbio e musculação para obesos?

A literatura indicou que, até 2015, mais de 100 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo foram classificados como obesos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento (Lee e Yoon, 2018). Além disso, a obesidade na adolescência aumenta exponencialmente os riscos de desenvolver outras doenças, incluindo diabetes mellitus e hipertensão e outras doenças cardiovasculares na idade adulta (Ho et al., 2019).

 

Atualmente, a literatura científica ainda carece de estudos controlados que busquem identificar os efeitos da intensidade do exercício físico (EP) na perda de peso em adolescentes, uma vez que a maioria dos estudos apresenta um baixo volume de intervenções (Stoner et al., 2019). Portanto, falta consenso entre os pesquisadores sobre o método mais eficiente de treinamento físico para reduzir a gordura corporal (AM) em adolescentes. Entre as estratégias recomendadas, a intervenção multiprofissional foi apontada para o tratamento da obesidade (Branco et al., 2018).

 

Além disso, Petridou et al. (2019) indicaram que os exercícios resistidos (ER) são relevantes para o tratamento da obesidade devido ao aumento da taxa metabólica de repouso (RMR) e massa livre de gordura, que consequentemente aumentam o gasto energético diário. Os mesmos autores sugeriram que exercícios aeróbicos (EA) devam ser incorporados em programas de perda de peso, pois, dependendo do volume e da intensidade, o gasto energético durante a sessão pode ser maior que o do treinamento de força (TR), principalmente quando os intervalos de repouso são muito longos.

 

Agora quero apresentar à você os dados do estudo que foi realizado e publicado pela revista Frontiers in Physiology especialmente sobre a ordem do treino aeróbio e musculação para obesos, veja:

 

 

OBJETIVO DO ESTUDO

 

O objetivo do estudo foi investigar os efeitos da ordem do treinamento de força e aeróbio sobre composição corporal, aptidão física e risco cardiometabólico em adolescentes participantes de um programa interdisciplinar com foco no tratamento da obesidade.

 

 

AMOSTRA

 

A amostra foi composta por 33 adolescentes do sexo feminino que foram alocados em dois grupos de treinamento concorrente:

  1. Treinamento de força seguido de treinamento aeróbio
  2. Treinamento aeróbio seguido por treinamento de força, com equalização realizada em todos os exercícios.

 

A única diferença entre os dois grupos foi em relação à ordem em que os exercícios foram realizados.

 

A intervenção teve duração de 12 semanas.

 

 

RESULTADOS

 

Após o período de intervenção foram observadas reduções na massa gorda, na gordura corporal e na circunferência da cintura, aumento da massa muscular e da taxa metabólica de repouso (p <0,05).

 

No entanto, não foram observadas diferenças significativas em relação à massa corporal, índice de massa corporal, circunferência do pescoço ou circunferência do braço (p> 0,05).

 

A força isométrica máxima e o consumo máximo de oxigênio mostraram aumentos significativos após período de intervenção (p <0,05).

 

Houve reduções na insulina, colesterol total, triglicerídeos e lipoproteínas de baixa densidade (p <0,05), e uma interação dentro do grupo de força e treinamento aeróbio mostrando valores mais baixos para triglicerídeos (p = 0,002).

 

Nenhuma diferença foi encontrada na glicemia em jejum para ambos os grupos (p> 0,05).

 

 

CONCLUSÃO

 

As duas estratégias de treinamento concorrente mostraram-se eficazes na promoção de parâmetros de saúde em adolescentes com sobrepeso e obesos, os valores de triglicerídeos diminuíram mais no grupo que realizou força seguida de resistência aeróbia.

 

Nesse caso, não importa se você prescreve o treino aeróbio antes ou depois do treino de musculação, o que importa realmente é um programa de treino adequado e com qualidade, de modo que todas as variáveis importantes sejam observadas.

 

Se você tem dúvidas sobre como montar uma planilha de treino adequada com todas as variáveis mais importantes.

 

Agora, se estiver interessado em se aprofundar no assunto emagrecimento com atividade física, veja meu livro onde eu respondo várias perguntas e quebro muitos mitos sobre a atividade física atrelada ao emagrecimento.

 

Perguntas e respostas sobre esse assunto estão no meu livro de atividade física e emagrecimento, dê uma conferida aqui!
Meu livro sobre Treinamento Personalizado talvez possa te interessar também: clique aqui

 

É isso ai pessoal, fique de olho aqui no nosso site e também no nosso canal do youtube.

 

 

 

 

Artigo publicado em 2019 na Revista Frontiers in Physiology.

Effects of the order of physical exercises on body composition, physical fitness, and cardiometabolic risk in adolescents participating in an interdisciplinary program focusing on the treatment of obesity.

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphys.2019.01013/full

Sair da versão mobile