É verdade que para realmente “queimar gordura” a duração do exercício deve ser maior que 30 minutos?
Quando falamos em duração do exercício, devemos ter em mente que não existe um “tempo” para oxidar (“queimar”) gorduras.
Em realidade, as gorduras são metabolizadas a todo instante, inclusive enquanto estamos dormindo.
O que ocorre realmente é que quanto mais longo, mais duradouro, for o exercício maior é a contribuição das gorduras (em valores percentuais) como fonte de energia para os músculos trabalharem.
Porém, é necessário pensar nesse aspecto de forma global.
Ou seja, não é porque quanto mais longo o exercício mais gorduras (percentualmente) participam da produção de energia que só vamos “queimar” gordura em atividades acima de meia hora e só vamos estimular o emagrecimento com exercícios acima desse tempo por sessão.
Devemos lembrar que o tipo de substrato energético (combustível para os músculos) que é utilizado não é o fator mais importante para o emagrecimento.
Diferentemente disso, o que interessa mesmo é a quantidade total de energia (quilocalorias) que é gasta na atividade.
É perfeitamente possível conseguir emagrecer, com sessões menores que 30 minutos, desde que a intensidade, o tipo de exercício e a dieta sejam compatíveis com esse objetivo.
Obviamente, em alguns indivíduos não temos a possibilidade de aplicar maior intensidade e a única forma de maximizar o gasto energético é por meio do aumento na duração.
Porém, à medida que o condicionamento físico vai melhorando com o tempo, vai ficando cada vez mais fácil realizar atividades que antes eram “impossíveis” e isso certamente pode reduzir o tempo da sessão para fazer o mesmo trabalho.
Ou seja, o bom condicionamento físico gera o famoso “fazer mais com menos”.
Perguntas e respostas sobre esse e outros assuntos estão no meu livro de atividade física e emagrecimento, dê uma conferida aqui!
É isso ai pessoal, fique de olho aqui no nosso site e também no nosso canal do youtube.
Referência: (1) Mota, G.R., Lopes C.R. Atividade física e emagrecimento: Santa Barbara Do Oeste: Mundo, 1ª Edição, 2015.