Abdominal perde barriga? Esta é uma pergunta clássica, que sempre ouvimos.
Para saber se abdominal perde barriga, primeiro devemos entender o que é de fato a famosa “barriga”.
A proeminência, ou ausência dela, na região abdominal é chamada dessa forma.
Em termos práticos, há, basicamente, dois tipos diferentes:
#1 Uma resultante de flacidez na musculatura abdominal, comumente encontrada em pessoas “magras”;
#2 Outra que é causada pelo excesso de gordura nessa região.
A primeira realmente até poderia ser melhorada facilmente com a execução de exercícios abdominais. Já a barriga por excesso de gordura, não será reduzida por abdominais, porque esses exercícios apenas fortalecem a musculatura dessa região. Para diminuir ou eliminar a barriga gordurosa, muito mais é necessário.
Exercícios físicos e alimentação adequados são fundamentais. Dentre as AF, podemos citar as aeróbias/dinâmicas, como caminhada, corrida, natação, ciclismo, esportes coletivos, atividades de danças, realizados de 3 vezes por semana, no mínimo para iniciar, até 6 vezes por semana (ideal) associados com exercícios de fortalecimento (de força, musculação), inclusive os abdominais.
Além disso, é claro, deve haver controle dietético para gerar equilíbrio energético negativo. Entretanto, é importante lembrar que o acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo é influenciado pela atividade de uma enzima chamada lipaselipoprotéica (LPL) e esta, por sua vez, é determinada geneticamente. Por isso, algumas pessoas têm mais facilidade em acumular gordura no braço, outras nas coxas, outras nos quadris, etc.
Quer ficar por dentro de outras perguntas e respostas como essa?
Veja no meu livro a série completa de 70 perguntas e respostas sobre emagrecimento.